Culto de realidade virtual conta com a participação de centenas de pessoas ao redor do mundo.
Após anunciar a implementação de cultos de realidade virtual à sua programação, a Life Church, liderada pelo pastor Craig Groeschel, liderou em 12 de dezembro seu primeiro culto de adoração dentro da plataforma de realidade virtual AltspaceVR da Microsoft. O culto contou com 100 participantes e três profissões de fé.
Groeschel descreveu a experiência como “uma igreja em vários locais”, dizendo que agora inclui o “metaverso”. No último domingo, a Life Church sediou seu segundo culto de realidade virtual, com mais de 200 pessoas presentes em todo o mundo.
“Com a ênfase recente no metaverso, organizações em todo o mundo estão dando uma olhada mais de perto em como alavancar a realidade virtual, incluindo a igreja local”, disse um porta-voz da LifeChurch de acordo com Christian Headlines.
Segundo seu site, a igreja mergulhou em realidade virtual em 2007 depois de lançar o ministério Second Life, onde as pessoas podiam interagir entre si através de avatares.
“Embora os críticos possam questionar se conexões reais podem ser feitas no metaverso, o LifeChurch viu inúmeras vidas mudarem através de relacionamentos em espaços digitais ao longo dos anos”, disse a porta-voz Rachel Feuerborn.Rachel ainda observou que as pessoas muitas vezes estão mais dispostas a baixar a guarda e ter conversas profundas e significativas quando as interações são anônimas. Ela espera que isso alcance pessoas que não podem frequentar uma igreja física.
“Nossos métodos mudaram ao longo dos anos, pois incorporamos várias tecnologias e estratégias. Mas, no centro, nosso foco permanece na relevância, pois nos esforçamos consistentemente para demonstrar e ensinar às pessoas como a Palavra de Deus se relaciona com todos, não importa onde estejam na vida”, afirma o site.