A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feita durante um evento em Brasília (DF), gerou controvérsia nas redes sociais. Durante o discurso, o mandatário se autodenominou “amante da democracia” e comparou a dedicação dos homens às amantes àquela dada às esposas.
– Eu diria que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido; eu sou amante, porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres, e eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela – afirmou Lula.
A declaração provocou críticas de figuras políticas. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu compartilhando o vídeo do discurso em suas redes sociais, onde ironizou o presidente: “Falou o especialista no tema ‘amantes’! Ah, se o Aerolula falasse”, escreveu.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também comentou a fala em um vídeo. Ele questionou a compatibilidade da declaração de Lula com a defesa dos valores familiares e reafirmou a importância da família como base da sociedade.
– Quer dizer, segundo Lula, que maridos amam mais as amantes? Esse é o chefe da nação que fala em família? O que podemos esperar desse cidadão? A família é a base da sociedade, dispensa comentários. Sou apaixonado pela minha esposa, e com toda certeza a grande maioria dos maridos – declarou Bolsonaro, conforme reportado pelo Pleno News.
Além disso, a vereadora Sonaira Fernandes (PL-SP) criticou o discurso de Lula em uma publicação no Instagram. Segundo ela, o presidente estaria promovendo valores contrários à família e ao respeito às mulheres.
Lula é o único líder político com carta branca para promover o adultério, o machismo e o menosprezo contra as mulheres, sem que a velha imprensa dê um ‘pio’ – afirmou Sonaira.
A fala de Lula reacendeu debates sobre valores familiares e comportamento político, gerando ampla repercussão e diferentes interpretações entre apoiadores e opositores.